Aprender a compreender a racionalidade

Mestre Erich Luiz Meirelles resolve partir da premissa da qual a compreensão para a racionalidade tem como caráter definitivo, o de tornar reflexivas (conscientes) as ações das pessoas… Então, cabem aqui algumas indagações:

“Será que a compreensão vem de forma (de como) empregamos o raciocínio?”, “E como resolver os inúmeros problemas do dia-a-dia?” e “Poderemos afirmar que a racionalidade advinda da operação mental vem como medida para estabelecer relações (consciência) de diversos elementos externos?”.

Mestre Erich compreende que é preciso, como indivíduos que somos, estarmos sempre com a mente aberta, para o improvável, e que devemos usar a razão em momentos de crise. O maior erro que se pode cometer é tornar-se ignorante de si mesmo, isto é, anular-se para o devido enfrentamento ao possível inimigo. Pois que, muitas vezes ele se mantém adormecido e acaba despertando o seu instinto animal. Manifestado através dos impulsos advindos da emoção o fará partir para um confronto real.

Aprender a compreender a racionalidade é entender que não será preciso nenhum tipo de luta. Se mantendo distante de um confronto que envolva o corpo-a-corpo, porque o ser racional é convicto de que é preciso apenas destruir as más intenções de seus algozes. Os elementos externos estão sempre sendo confrontados pelo intelecto deste ser racional, que se torna vitorioso para os inúmeros problemas do dia-a-dia.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*