A história do Taoísta Shēng Xiāo

A maioria das diferentes teorias sobre Wáng Láng (王郎) convergem para a ideia de que ele difundiu o estilo de Kung Fu Louva-a-Deus dentro da comunidade Shaolin, mas como o estilo foi propagado para fora dela ainda é um mistério.

De acordo com a tradição oral, a maioria das árvores genealógicas do estilo Louva-a-Deus (incluindo a ramificação Sete Estrelas) apontam para o Taoísta Shēng Xiāo (升霄道人) como a primeira geração depois de Wáng Láng.

Parte da árvore genealógica documentada no livro “Estilo Louva-a-Deus Sete-Estrelas Tradicional – A verdadeira biografia de Luó Guāng Yù”, escrito pelo Shīfù Lǐ Jǐn Róng (7ª Geração)

Junto com o que foi passado de sucessor a sucessor, há também muitas lendas acerca de Shēng Xiāo, porém alguns fatores ainda fazem com que historiadores e a comunidade não as aceitem como a verdade.

Por exemplo, não há documentação oficial que prove o registro de alguém com esse nome, portanto não é possível de definir datas de nascimento ou falecimento. Além disso, o espaço de tempo entre a morte de Wáng Láng e o nascimento do 2º sucessor do estilo (Lǐ Sān Jiǎn) tem mais de 100 anos (de 1702 até meados de 1821).

Ou seja, mesmo que Shēng Xiāo fosse uma só pessoa, seria tecnicamente impossível que ele tivesse aprendido de Wáng Láng e ensinado Lǐ Sān Jiǎn ao mesmo tempo. Apesar disso, o seu nome é citado em múltiplas eras diferentes.

Então quem foi, de fato, o Taoísta Shēng Xiāo e por que é referenciado na árvore genealógica?

Este post explica os fatos por trás de tanto mistério e mostra quais são as últimas descobertas sobre o assunto.


O Livro do Taoísta Shēng Xiāo

Uma das razões pela qual Shēng Xiāo é amplamento referenciado é por que ele assina o primeiro livro da humanidade que contém referências ao estilo Louva-a-Deus, entitulado “A Verdadeira História de Shaolin” (少林衣鉢真傳) e escrito em 1762.

Capa do livro “A Verdadeira História de Shaolin” (少林衣鉢真傳)

O livro, que também documenta e ilustra outras técnicas além do estilo Louva-a-Deus, ficou durante muito tempo apenas conhecido pelos sucessores, e os exemplares herdados foram sempre guardado a sete chaves, dificultando a pesquisa científica sobre Shēng Xiāo.

Foi somente em 2001 que o livro se tornou público, quando foi analisado em um artigo científico de Chéng Dàlì (程大力), pesquisador do Instituto de Educação Física de Shanghai, o que causou um grande interesse no meio acadêmico e alavancou mais pesquisas sobre o assunto.

Mesmo com a liberação do acesso a este material fantástico, uma série de fatores ainda limitam a conclusão de quem foi o Taoísta Shēng Xiāo:

1- Material escasso e inconsistente

É até engraçado dizer, mas temos de lembrar que naquela época não havia internet, computadores, câmera fotográfica ou impressora. Portanto, não existem fotos de Shēng Xiāo (supostamente o desenho da capa do livro seria uma representação dele).

Já os seus livros são muito raros, pois tinham de ser duplicados manualmente, num processo que podia adicionar erros ou até mesmo mudar o conteúdo (por um hábito de estudo bem comum na época).

Por causa disso, muitas versões do livro apareceram com conteúdo alterado e nomes diferentes, como por exemplo o suposto nome original “Espectro Completo da Técnica Luóhàn” (羅漢行功全譜) e um dos outros nomes existentes, algo como “Golpes Curtos e Chaves Secretas” em português (短打秘钥).

2- A natureza das técnicas

As técnicas Shaolin sempre foram consideradas secretas e dificilmente saiam dos templos. Até mesmo hoje em dia, os grandes mestres apenas transmitem as técnicas mais avançadas a discípulos com muito tempo de treino.

Portanto esse livro teve o acesso muito limitado, como já mencionado anteriormente.

3- A perseguição do governo

A perseguição aos templos Shaolin também ocasionou a queima de muito material considerado “perigoso” pelos regimes daquela época, e muitas pessoas mudavam de nome para se esconder (como o caso do próprio Wáng Láng, do post anterior).


Teorias Existentes

São muitas as teorias existentes, que por muitas vezes ainda são baseadas nas tradições orais ou se misturam às lendas e mitos acerca de Shēng Xiāo, como por exemplo:

  • Wáng Láng ensinou os monges no templo Huáyán, e Shēng Xiāo aprendeu com os monges, muitos anos após a sua morte
  • Shēng Xiāo aprendeu com o Abade Fu Ju (福居), porém não há registros oficiais que provem dessa pessoa ter existido
  • Shēng Xiāo mudou o seu nome original por que era fugitivo, por ter se tornado Taoísta, ou simplesmente usou um pseudônimo para assinar o livro

Algumas fontes (incluindo até árvores genealógicas) apontam para Shēng Xiāo como sendo na verdade Lǐ Bǐngxiāo (李秉霄), uma pessoa real da cidade de Jiaozhou (胶东镇), porém nada foi provado de fato.

O folclore da região diz que Lǐ Bǐngxiāo aprendeu o estilo com um fugitivo / ladrão / prisioneiro que ele havia salvo da morte, o que também não ajuda muito na investigação dos fatos. Além disso, Lǐ Bǐngxiāo morreu muito antes de Lǐ Sān Jiǎn (2ª Geração) ter nascido, deixando um espaço de tempo inexplicável entre eles.


Últimas Descobertas

Após a primeira pesquisa feita por Chéng Dàlì em 2001, muitos outros pesquisadores se interessaram pelo tópico.

Este foi o caso de Cuī Hǔgāng (崔虎剛), que se dedicou a estudar a história do estilo Louva-a-Deus durante muitos anos, investigando as histórias locais, resgatando documentos existentes e estudando-os.

Em suas investigações, ele descobriu que o material de algumas versões do livro se apresenta incompleto, misturado com material mais antigo, e com páginas fora de ordem (provavelmente porque estavam originalmente soltas, e na hora de juntá-las a ordem foi alterada por acidente).

Mas o mais importante foi que um dos exemplares encontrados continha a assinatura do autor com o seu nome verdadeiro!

Cuī Hǔgāng percebeu que o prefácio de um dos livros foi assinado com o nome Xǔ Qīngyún (许青云), e comparando múltiplos prefácios por tempo e grafia, ele anulou todas as possibilidades do nome ter sido forjado no livro, o que indica que o nome “Taoísta Shēng Xiāo” era um pseudônimo literário.

Sabe-se até o momento que Xǔ Qīngyún foi uma pessoa real, e se mais pesquisas comprovarem historicamente que ele era o Taoísta Shēng Xiāo, então o mistério terá acabado e muitas outras respostas surgirão.


Conclusões

Ainda faltam muitas investigações a serem feitas, mas uma coisa é certa: as técnicas originais de base do estilo desenvolvido por Wáng Láng estão documentadas neste livro. A criação e/ou compilação do material permitiu a sobrevivência do estilo Louva-a-Deus, e isso é o mais importante.

Quem sabe no futuro mais e mais livros apareçam e sejam analisados, dando uma ideia melhor da relação entre Wáng Láng, Shēng Xiāo e Lǐ Sān Jiǎn.


Fontes:

傳統七星螳螂拳─羅光玉祖師真傳 (Estilo Louva-a-Deus Sete-Estrelas Tradicional – A verdadeira biografia de Luó Guāng Yù) – 李錦榮師傅 (Shīfù Lǐ Jǐn Róng) – 超媒體 (Editora Chāo Méitǐ) – ISBN 9789888479009

少林衣鉢真傳 (A Verdadeira História de Shaolin) – 升霄道人 (Taoísta Shēng Xiāo) – 大展 (Editora Dà Zhǎn) – ISBN 9789863461166

少林秘訣 (Os Segredos de Shaolin) – 崔虎剛 (Cuī Hǔgāng) – 北京科學技術出版社 (Editora Beijing de Ciência e Tecnologia) – ISBN 9787530493625

Agradecimento especial a Gel Woerle pela compra e envio dos livros da China para a Alemanha!

5 Comentários

Diga-nos a sua opinião.

  1. Charlene Barros

    Parabéns Prof. Leonardo excelente trabalho de pesquisa. 👏👏👏

  2. Prof. Wilson Rangel Vieira

    Muito boa pesquisa Professor Leonardo, conhecer a história do seu estilo é de fundamental importância na formação de um excelente aluno e futuro Shifu, obrigado por ser esse disseminador da história do nosso estilo de fontes confiáveis.

  3. José Verissimo da Silva Neto

    gostei muito do texto, realmente o kung fu tem muitos mistérios

  4. Shifu Erich Luiz Meirelles

    Este blog veio com o propósito de informar e elucidar com clareza através de nossos posts, dando um maior aprofundamento nas dúvidas do estilo Louva-a-deus e no trabalho que a AAMSKF 7 Arte Marcial Tradicional Chinesa Ltda vem realizando.
    O professor Leonardo vem desempenhado este objetivo com enorme sucesso, sendo capaz de alcançar as pessoas que desconheciam de fatos tão importantes para os praticantes deste estilo.
    Gratidão!

  5. Flávio Giacomo

    Parabéns, Professor Leonardo! Que matéria fantástica!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*